Santo Antônio do Pinhal,
"a cidade do Santo do Amor"

Polo turístico
ecológico, rural,
religioso, romântico
e gastronômico

Informações Gerais


Área:
134 km²

Altitude:
1080mts

Clima:
Tropical de altitude - média anual de 17°C

Relevo:
Topografia acidentada, serrana

População:
6516/habs. (IBGE2010)

Coordenadas geográficas (GPS):
Latitude: 22°,47" e 59,0" - Sul;
Longitude: 45°, 41" e 50,3"- Oeste

Distância da capital:
176 Km, tempo de viagem aproximado de 01h50

Região imediata:
Taubaté - Pindamonhangaba (IBGE2017)

Municípios limítrofes:
Norte: Sapucaí-Mirim, Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí > Leste: Pindamonhangaba > Sul: Tremembé > Sudoeste: Monteiro Lobato

Atividade econômica:
Turismo, agricultura (orgânica), flores (orquídeas), cogumelos (shitake), frutas (morango e framboesa), artesanato, artistas plásticos, designers (móveis).

Acesso rodoviário:
Rodovias - Presidente Dutra (saída 118), Rod. Carvalho Pinto e Rod. Floriano Rodrigues Pinheiro, até ao Viaduto para Sto. Antônio, logo após o túnel.

Posição estratégica:
localizada entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, interligadas pela Rod. Dutra e Carvalho Pinto. A cidade é ainda cortada por ligações rodoviárias entre o Porto de São Sebastião e as cidades do Sul de Minas, como Pouso Alegre, Brasópolis e Paraisópolis.

Considerado o mais cobiçado e charmoso destino romântico do país. O santo é conhecido como casamenteiro, e a beleza e encanto do Pinhal dá o toque final, aquele empurrãozinho que faltava.

A região pertenceu a Fazenda do Pinhal, e em local privilegiado (1811), foi construída uma capela em devoção a Santo Antonio de Pádua, cercada pela exuberância dos pinhais. Essa origem cercada de fé, deu origem (1960) ao nome da cidade.

Chegando à Villa Mantiqueira - Santo Antonio do Pinhal/SP
mapa de referências da cidade


O desenvolvimento econômico da cidade sempre esteve ligado à agricultura e pecuária, com destaque para a fruticultura e o cultivo de flores, as orquídeas sempre tiveram destaque.
Um produto típico da região é o cogumelo shitake, que oferecemos também em nossa gastronomia, dando oportunidade sazonal, para que você experimente recursos da nossa região e culturas de ciclo curto, como as pinhas.

Igreja de Santo Antônio do Pinhal
igreja de São Antonio - centro da cidade


Santo Antônio do Pinhal é Porta de Entrada para o Circuito Religioso um percurso que leva até a Basílica de N. Sra. Aparecida, a Casa de Frei Galvão e ao Complexo Católico Carismático da Canção Nova, que somando-se, recebe mais de 18 milhões de peregrinos/ano.

É o lugar ideal para quem busca paz, tranquilidade e contemplação da natureza. Cidade referência em artesanato de qualidade, em tecido, madeira, cerâmica e joias, materiais esse que separamos um pequeno espaço em nossas dependências para você conhecer e adquirir.

Artesanato local, que você encontra na nossa Villa
espaço de artesanato dentro da Villa


Se você procura um local para o seu evento, de pequeno e médio porte, Villa Mantiqueira, é um lugar estratégico para treinamentos, seminários, simpósios, palestras e lançamento de produtos, ou apenas de preparação do seu Year Plan.

Villa Mantiqueira, é ponto final da Trilha do Tropeiro. Trilha de nível médio. É um caminho muito usado pelos peregrinos para a cidade de Aparecida. É uma boa opção para quem aprecia uma caminhada em meio à natureza, aproveitando para saber um pouco da cultura local.

Se você precisa renovar as energias

Ao chegar em Villa Mantiqueira, você se depara com majestosas araucárias, uma vegetação exuberante, o ar puro, a água cristalina, um sol gostoso e, à noite, o friozinho da montanha que aproxima as pessoas.

Quer quebrar sua rotina, encha os pulmões, lance seu olhar para bem longe no horizonte e se entregue ao lugar, aproveite cada instante, venha fazer trilhas conosco, quer se aventurar, quer explorar, quer tocar as arvores, sentir o frescor da água da montanha.

Este é um lugar mágico, ideal para aproveitar a dois, e mesmo em família, para descanso e o lazer. À noite, principalmente no outono e no inverno, a lua e as estrelas, toda a abóbada celeste abraça você.

Mas depois de tanta atividade, ou de uma contemplação profunda de toda a natureza na região, é natural sentir fome. Você pode preparar sua própria refeição em nossos chalés com a infraestrutura necessária, inclusive rústica, se desejar.

Villa Mantiqueira possui também uma opção gastronômica local, nós pensamos nos mínimos detalhes, você vai perceber rapidamente, e portanto, não poderíamos deixar de oferecer um menu local, consulte-nos sobre o funcionamento da nossa cozinha.

Fundamental, para se aquecer, consulte nossa carta de vinhos e saboreie uma fondue em frente ao crepitar do fogo da lareira.























 
close-link
Reservas e Dúvidas.